terça-feira, 17 de abril de 2007

COISA BOA OU CHANTAGEM?

A UNI (Universidade Independente) convocou hoje uma conferência de imprensa onde, segundo afirmou uma sua porta-voz (?), serão feitas «revelações bombásticas». A porta-voz (?) disse que têm guardado «num cofre blindado e em lugar seguro» todos os documentos relativos aos ex-alunos que se tornaram posteriormente figuras públicas destacadas na sociedade.

Permitam-me então concluir que terão lá todos os documentos relativos aos ex-alunos José Sócrates e Armando Vara, pelo menos.

Esta afirmação da UNI pode ser lida pelo menos de dois ângulos:

Primeiro, é uma coisa boa: é uma afirmação tranquilizadora visto que os documentos existem ― não foram, afinal, “para o maneta” ― existem e estarão conformes com a lei atestando a legalidade, a lisura de processos, a conformidade das equivalências e dos exames, etc., quanto às licenciaturas feitas naquela universidade por «figuras públicas de destaque». Pelo que, logo mais, teremos o “caso Sócrates” encerrado. Óptimo! É preciso encerrá-lo porque não se vê por aí mais ninguém do PS ou da oposição com capacidade para ser primeiro-ministro nesta conjuntura, e Sócrates precisa de paz de espírito para governar. (Embora, no meu entender, esteja a governar com falhas graves na política da Saúde, por exemplo). Mas “há mais vida para além da Saúde” como diria o outro...

Segundo, é um recado, uma ameaça, ― se quiserem, uma chantagem ― às figuras públicas de destaque cujos documentos e percursos académicos, porventura, contenham irregularidades e não tenham estado nem estejam conformes com a lei; dizendo-lhes: se me fecham a universidade, denuncio-vos na praça pública.

Admito que a minha leitura esteja totalmente errada e que existirão certamente outras leituras bem diferentes daquelas declarações da porta-voz (?) da UNI. Mas ainda as não vi publicadas.

Entretanto confesso, com toda a sinceridade, que não percebo, não percebo e não percebo, por que razão a UNI terá convidado o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, para estarem presentes na tal conferência de imprensa. Para mim, pelo menos para já, isto é um autêntico mistério.

Ou será que aquela gente da UNI tem o rei na barriga?