sábado, 10 de junho de 2006

AVISO À NAVEGAÇÃO





Sempre curioso de conhecer as últimas novidades no domínio da informática - mais concretamente no domínio do software e do hardware para o utilizador doméstico - inscrevi-me como beta-tester da querida Microsoft do não menos querido Bill Gates. Nessa condição pude fazer o download da versão Beta 2 do já famoso futuro Windows Vista, a nova plataforma ultramoderna para computadores de secretária.

Instalei ontem o sistema operativo no meu computador e comecei a fazer algumas experiências no sentido de apurar da possibilidade de fazer backup e restore integrais desse sistema num mesmo computador, e a cópia integral ou a migração do sistema para outro computador.

Para o primeiro caso tentei instalar o programa Acronis True Image 9.0.; Resultado: o Windows Vista não me permitiu concluir a instalação do mesmo; e não me deu qualquer explicação pela recusa.

Para o segundo caso instalei o programa PC Relocator. Resultado: estando o programa instalado, quando o tentei usar o Windows Vista "disse-me" que não era conveniente fazê-lo; e não me permitiu o seu uso.

Conclusão mais que óbvia: a Microsoft prepara-se para nos vender um sistema operativo cheio de restrições à nossa salutar tendência de bem piratear em toda a sela.

Mas se esse propósito da Microsoft é bem compreendido por quem só usa software original, já o mesmo não deverá acontecer, mesmo com os utilizadores mais escrupulosos, quanto à impossibilidade que vai haver de quem quer que seja ter uma cópia restaurável do seu ambiente de trabalho; ficando assim o incauto escrupuloso condenado a refazer tudo de novo - desde o princípio - de cada vez que uma desgraça (vírus ou quebras de hardware, por exemplo) o impeça de continuar a utilizar o seu querido PC, dizendo: tão habituado que eu estava a esta máquina! e não é que agora vou ter que começar tudo de novo!...

Conselho de mestre: arreigue-se no uso do seu Windows XP; faça cópias seguras e integrais do disco duro do seu computador; não vá atrás de modas quando vier aí a publicidade ao novo Windows Vista; e fique de plantão para se rir dos incautos que cairão nas mãos do Bill que os vai ter de rédea curta, insatisfeitos e sempre com a carteira aberta.