domingo, 12 de fevereiro de 2006

PRESIDENCIAIS EM CABO VERDE

Hoje é dia de eleições presidenciais em Cabo Verde. Segundo todas as previsões Pedro Pires prepara-se para ser reeleito pelos eleitores que deram a vitória ao PAICV (Partido Africano para a Independência de Cabo Verde) nas legislativas de há três semanas - partido que o apoia oficialmente com a legítima e empenhada intervenção do primeiro-ministro na campanha eleitoral.

É de desejar que o exercício do previsível próximo mandato presidencial de Pires não continue no tom cinzento e deslustrado em que ocorreu o último, e ponha de novo Cabo Verde no mapa internacional a que por direito próprio pertence.

É preciso que o próximo Presidente:

1. Se lembre que há uma parte do mundo onde vivem centenas de milhar de cabo-verdianos, chamada Europa;

2. Não se esqueça, no plano interno, que o povo quando dá um mandato presidencial a alguém não o faz para que este esteja quietinho e calado deixando rédea solta ao Governo, mas seja antes um árbitro atento e interventor quanto baste para que o partido do poder não se torne no partido único;

3. Se lembre de dizer ao país quais os grandes desígnios nacionais, nos planos interno e externo;

4. Se lembre de dizer ao país o que pensa da (des)organização dessa instituição base da sociedade cabo-verdiana, a família, e do seu papel na educação dos jovens;

5. O que pensa da problemática da droga (nas suas mais variadas vertentes) em Cabo Verde;

6. O que pensa das desigualdades gritantes na distribuição da riqueza nacional pelas nove ilhas habitadas do arquipélago;

No fundo, espera-se que o próximo Presidente diga aos cabo-verdianos que desta vez ele é mesmo o Presidente e vai exercer o seu mandato com visibilidade e eficácia.

É que os eleitores cabo-verdianos vão hoje às urnas eleger um Presidente

e não um mero habitante do palácio presidencial.


Editado às 23:33 do dia 12/02/06:
Telefonema de Cabo Verde garante que Pires vai à frente na contagem dos votos e se estima que terá uma diferença de cerca de seis mil votos mais que Carlos Veiga; mais foi dito que na Ilha do Fogo (de onde Pires é natural) este ganhou com uma diferença de quatro mil votos.

Reeditado às 11:18 do dia 26/02/06:
Como se ficou a saber pela divulgação dos resultados eleitorais, feita pela Comossão Nacional de Eleições (CNE) cabo-verdiana, afinal Pedro Pires perdeu as eleições em Cabo Verde tendo-as ganho graças aos votos da emigração.
Eis os resultados definitivos:
Pedro Pires: 50,98%
Carlos Veiga: 49,02%