sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A MÃO À PALMATÓRIA?

Em Junho passado vaticinei o fracasso certo de Scolari em Inglaterra com o argumento de que Felipão não dominaria a metodologia moderna do treino necessária ao futebol inglês, e patati e patatá.

Pois bem, pelo que tenho visto do Chelsea nos primeiros jogos da Liga Inglesa e na Liga dos Campeões, não há dúvida de que se trata de um Chelsea renovado jogando aparentemente melhor do que nos tempos de José Mourinho. Claro que Deco é uma mais-valia importante que não havia no tempo de Mourinho; mas isso não é tudo. Muito se deverá à mão de Big Phill Scolari e da sua inseparável Senhora de Caravaggio.

Mais credibilizado no meu espírito (e no de muitos portugueses, como tenho ouvido nos fóruns das rádios) pela titubeante prestação da Selecção de Carlos Queirós ― a qual tremia mas ganhava quase sempre na era Scolari, mas agora joga bem e perde ― Big Phill ganha a cada dia que passa mais visibilidade e respeito a somar ao crédito dos muitos títulos que tem conquistado.

É um homem de grande carisma e de uma aparente afabilidade, qualidades que o colocam, no meu modesto entender, no campo das relações humanas, muito acima dos seus adversários “ingleses” (e não só) ― Arsène Wenger, Rafael Benitez, Sir Alex Ferguson e os demais ― e talvez também por isso os seus jogadores jogam tão bem.

Eu, por mim, se me fosse dado convidar um daqueles treinadores (Mourinho incluído ― personalidade que muito aprecio como treinador de futebol) para um jantar em minha casa, não hesitaria um só instante: convidaria o sargentão; convidaria Felipão!

Amanhã será um grande dia de exame para Scolari: o Chelsea jogará com o Manchester United e se o Chelsea ganhar Big Phill será coroado. Sem margem para dúvidas. Se perder não será o fim, mas será uma grande machadada na sua imagem como treinador.

Eu, entre Cristiano Ronaldo por um lado, e Big Phill por outro ― não escolho nenhum ― vou sentar-me no sofá, de copo na mão, para ver o encontro.

E depois,
dar ou não
a mão à palmatória.

Nota (21/09/2008; 04:06 PM): O jogo terminou empatado 1 a 1. Fiquei na mesma.