sábado, 27 de janeiro de 2007

NOVO AVISO À NAVEGAÇÃO

Siga-me, por favor, nesta descrição breve e simples, e tire daí as devidas ilações:

Instalei o Windows Vista num disco novo e virgem que decidi usar para voltar a testar essa nova coqueluche da Microsoft.

Depois de concluída a instalação e de constatar que tudo estava a correr sobre rodas, desliguei o computador, liguei de novo os restantes três discos que o equipam e arranquei do disco que continha o Vista. O arranque decorreu sem problemas.

Tentei depois instalar um programa que funciona às mil maravilhas no Windows XP.

Não consegui.

Resolvi então esquecer o problema, desligar de novo o computador e voltar a arrancar ― agora a partir dos meus discos montados em RAID1 (dois discos que funcionam como se fossem um só, sendo um a imagem do outro, de forma a prevenir a perda de dados em caso de falha de um deles).

Eis então que se dá o grande acontecimento provocado pela presença (que se suporia pacífica) do Windows Vista no meu computador: embora instalado separada e isoladamente num disco destinado só a ele, o Vista, logo que apanhou os outros discos ligados, escreveu informação no MBR (Master Boot Record) daqueles discos, isto é, alterou a primeiríssima informação que um computador lê antes de usar um disco duro, incluindo nessa operação os dois discos montados em RAID1, provocando com isso a desorganização do sistema não me sendo mais possível reorganizar o array RAID1.

Conclusão: tive que limpar completamente os meus discos, parti-los, montá-los de novo em RAID1, formatá-los e instalar TUDO de novo.

O que vale é que eu tenho sempre guardado (não apenas uma mas) três cópias integrais do sistema e dos dados, tendo recorrido a uma delas para poder voltar a ter de novo o meu computador ao serviço.

Ponha-se a pau com o Windows Vista!