terça-feira, 5 de agosto de 2003

VIVA O PROFESSOR ADRIANO MOREIRA! VIVAAAAAAA!
COISAS DA JUVENTUDE

Em 1962 o Professor Adriano Moreira, então ministro do ultramar, visitou Cabo Verde tendo-se hospedado na ilha do Fogo na casa do administrador do concelho, Ildo Maria Feijóo.

Fumador inveterado - ao que se dizia - o professor Adriano Moreira deve ter ficado muito arreliado com a carteira de dez maços de cigarros que alguém surripiou do quarto dele e mais tarde distribuiu pela rapaziada de S. Filipe que numa noite tropical de serenata acompanhou as mornas e o violão fazendo arder pela madrugada fora os saborosos cigarros "Parliament" de filtro longo, entre copos de gróg e de brandy.

O nosso saudoso Tita (que descanse em paz) foi quem recebeu no ar o pacote atirado desde a varanda do primeiro andar da casa do administrador. E foi ele que se encarregou da distribuição do material com a consciência plena de que se tratava de um acto revolucionário.

Desculpe, professor. Não fui eu quem "desviou" os cigarros. Mas fumei-os. E gostei. E também me senti revolucionário como os outros.

Nesse tempo ouvíamos muito a "Rádio Moscovo" e depois ouvíamos o programa da "Emissora Nacional", "Rádio Moscovo Não Fala Verdade", para nos rirmos até às lágrimas.

De facto não havia outra solução senão a descolonização. Mal ou bem feita.

Eu, por mim choro. E um dia, se tiver coragem, explicarei porquê.