quinta-feira, 30 de junho de 2011

A 4ª MENTIRA DE PASSOS COELHO

À ATENÇÃO DE “O JUMENTO”
Na blogosfera “O Mentirómetro de Passos Coelho”, colocado no blog O Jumento, já registou até agora 3 mentiras do primeiro-ministro. Eu acabei HÁ POUCO de registar a então 4ª mentira: O primeiro-ministro disse há bocado no Parlamento que uma das razões para os despedimentos nos Estaleiros de Viana do Castelo prende-se com «a falta de encomendas» a essa empresa.
Honório Novo, deputado do PCP (não desmentido por ninguém no Parlamento) disse ao senhor primeiro-ministro que a afirmação deste era «uma mentira» visto que aqueles estaleiros navais «têm uma carteira de encomendas num valor superior a 500 milhões de euros, até 2014».

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O MOMENTO “X”

Todos os dias acontecem coisas extraordinárias. Todos os dias rebentam autênticas bombas atómicas nos corações de pessoas. A vulgarmente chamada “relação a dois” deveria antes chamar-se, na grande maioria dos casos, com todo o a-propósito, “RAlação a dois”.

Ao longo da vida conheci largas dúzias de “parelhas” que me levaram a perguntar-me: ― mas será que as pessoas se juntam mais para se destruírem do que para outro fim diferente qualquer positivo?!

É normalmente no remanso do lar, entre as trocas de fraldas dos filhos, o banho e as refeições dos miúdos; de carnavalescas férias familiares na praia ou no campo, que acontecem as coisas mais sórdidas entre as pessoas.

Sem trazer p’raqui casos mais extremos de crimes de sangue e crimes sexuais hediondos, trago crimes mais comezinhos e menos espectaculares, mas nem por isso menos destrutivos ― as tais bombas atómicas nos corações ―.

Desde o rebuscar devassador de gavetas, de carteiras, malas e forros de malas; de buscas a caixotes no sótão, na arrecadação ou na despensa; colocação de gravadores em casa ou nos automóveis ― até à sofisticação da compra de “material de espionagem” em lojas especializadas e na Net ―, de tudo se serve para fazer a “guerra surda” declarada, muitas vezes inconscientemente, entre “dois seres que se amam”. Declaração mor da vezes feita na presença de um conservador ou de um padre, ou apenas na companhia de amigos, à qual quase invariavelmente se seguem “copos de água” e festas do mais variado cariz celebrando a união do par.

Saiba-se que para além dos métodos clássicos hoje obsoletos de espionagem acima descritos, há já muito tempo que é possível “equipar” a vítima oferecendo-lhe, normalmente por alturas do Natal ou do aniversário, por exemplo: um lindo telemóvel ou smartphone armadilhado ― toda a actividade do aparelho é fielmente monitorizada por um outro aparelho que o/a ofertante também adquiriu para o efeito.

Mas há mais. É possível, há mais de uma década, comprar um software, um programinha chamado “keylogger”, que se instala no computador da vítima e que regista toda a actividade do teclado desse computador; a leitura pode depois ser feita por uma visita que o/a armadilhador(a) faça a esse mesmo computador em altura mais conveniente. Mas há também keyloggers instalados em hardware (um pequeno dispositivo que se liga entre o terminal do fio do teclado e o computador) que não obriga o/a “pirata” a ligar o computador para ter acesso ao registo: bastar-lhe-á retirar o dispositivo e levá-lo para outro computador que lá consultará o registo de toda a actividade da vítima durante todo o tempo que esta utilizou o seu computador ― os keyloggers têm espaço para gravar meses, anos de actividade de um computador se for preciso ― e depois é só ter a paciência de ir à procura “do que interessa" (correspondência, passwords, etc.).

Aparentemente tranquilo(a) e arrumadinho(a) no seu lugar, desempenhando na perfeição o seu lugar na família, o/a armadilhador(a) faz vida de santo(a) e vai compilando o seu explosivo dossiê.

Quando chegar o “momento X” ― com calma aparente e espírito fervente (muitas vezes destroçado(a) e humilhado(a)) o/a armadilhador(a) retira a cavilha da bomba... e PUMMM...!

JÁ ESTÁ!

terça-feira, 28 de junho de 2011

"O CARIL DO AGNELO"

O meu caril ― que me dá tanto trabalho a fazer e cuja confecção costuma contar com a presença, na cozinha, de amigos que vão trocando brindes entre copos de bebidas várias e muita conversa interessante, enquanto eu me concentro na cocção do repasto ― levou-me ultimamente a viver um episódio arrepiante que vou contar a seguir.

Não sei se sabem, mas a minha receita de caril - tão afamada entre os meus amigos que vivem em Lisboa – nem sempre fez o sucesso que eu acho que merece. Numas férias por mim gozadas fora de Lisboa, fiz uma vez questão de levar todos os ingredientes que costumo utilizar no “Caril do Agnelo" para deliciar um grupo de pessoas.

Qual não foi a minha decepção quando, mais tarde, certo dia, fiquei a saber directamente da boca de um das pessoas, de um dos comensais, que o meu caril “não prestava” porque «tinha os camarões mergulhados no molho que era muito» (como deve ser, aliás!).

A reprovação era sustentada na impressão visual primitiva “optométrística” do comensal: a quem não interessavam os sabores, os cheiros, a temperatura e a textura dos alimentos apresentados; a sábia utilização do picante, a conjugação do caril com o arroz branco Basmati puro cozido sem sal (como é da praxe) e servido logo após ter sido escorrido ― nada disso interessava!

O caril “não prestava” porque «o molho era muito» (em quantidade e para a medida da pessoa, entenda-se ― caramba, ela até podia doseá-lo a gosto, não é!?); mas não: definitivamente «aquilo não era caril».

Muito se sofre neste mundo, Meu Deus! Tende piedade de mim! E a essa pessoa e a outras que tais... perdoai-lhes porque não sabem o que são: a Culinária, a Gastronomia, a Enologia, por exemplo. E estou em crer que se alguém um dia tiver a desdita de se lhes apresentar como sendo um gourmet – ou zangam-se a valer, ou sacam da pistola e abatem-no.

São pessoas para quem a vida é muito simples; são pessoas simplórias, é isso mesmo: comem para enfardar e bebem para se embebedarem... Para elas “degustação” é uma palavra sem significado.
Triste vida...!

"EMOÇÕES BÁSICAS"

Foi introduzido mais um "link" na lista de Blogues favoritos, na coluna do lado direito. O novo "linkado" é o excelente blogue "Emoções Básicas".

Clique, visite e dê por bem empregue o seu tempo.

E PORQUE A MEMÓRIA É FRACA



E TAMBÉM PORQUE A JUVENTUDE NÃO ESTUDA HISTÓRIA

Leiamos esta evocação dos famigerados "Tribunais Plenários" do Regime Salazarista/Marcelista, feita pelo Prof. Borges Coelho nos idos de 2006.

«Os Tribunais Plenários integravam-se no sistema de terror, legitimando-o.»

BALSEMÃO DISTARÍDO!? OU SENIL?!

Ao ler isto lembrei-me dos tempos da ditadura salazarista/marcelista em que o Regime fabricou os famigerados "Tribunais Plenários" que quase invariavelmente decidiam que os acusados presos pela PIDE eram «contra a Nação», pelo que eram “normalmente” condenados a pesadas penas de prisão.

Vá lá que o jornal Expresso ainda admite que o preso acusado possa ter alguma chance de sair absolvido. Mas lá que constituiu o seu Tribunal Plenário Privado... Ai constituiu, constituiu!!!

BOM DIA!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

APRENDAMOS COM QUEM SABE

Álvaro Santos Pereira, ministro da economia e mais uns pozinhos, quer que lhe chamem Álvaro porque um dia conheceu um Mark a quem chamavam Mark.

Perguntais:  onde está a sabedoria?!

Resposta: ― Está no facto de até do óbvio Álvaro ter retirado uma importante lição. Pois então!...

ATENÇÃO ATENÇÃO


HOJE É O PRIMEIRO DIA

DO RESTO DA VIDA DESTE GOVERNO


BOM DIA!

UMA OBRA-PRIMA


domingo, 26 de junho de 2011

HAVERÁ GATO AQUI?!

Venho manifestar um desejo. Que haja no semanário Expresso alguém com suficiente coragem e noção do que é o interesse público, que ao menos faça um “leak” da última crónica de Nuno Crato intitulada Números e Letras, que deveria sair no último número do jornal e não foi publicada «em virtude de o autor ter sido nomeado ministro da Educação».

Deve ser muito interessante ler essa crónica pois não estou a ver porquê um autor tem de se autocensurar até à exclusão só pelo facto de ter sido nomeado ministro.

sábado, 25 de junho de 2011

O FENÓMENO

[Julgavam que eu vinha falar do futebolista brasileiro, Ronaldo? Pois enganaram-se! Vou falar é de alguém bem mais importante do que esse.]

Ainda há pouco, na cozinha, frigindo um bife para um jantar solitário, liguei o receptor de rádio na Antena 1 e ouvi logo o Armando Carvalhêda em início de conversa com Paulo de Carvalho.

Armando Carvalhêda é daquelas pessoas que acho que ― mais que uma medalha; mais que uma condecoração; mais que um prémio; mais que uma estátua ― merece que se construa uma catedral em sua honra.

Este homem, ao longo de anos e anos, já apresentou quase quinze milhões de canções e entrevistou setecentos mil “artistas” perguntando-lhes sempre as mesmas coisas do costume: «quando começou», «como é que foi», «o que sentiu naquele dia tal», terminando com a mais repetida de todas as perguntas: «e agora, o que é que vem a seguir?»

Mas o que é verdadeiramente genial em Armando Carvalhêda, e muito me admira até à minha proposta da catedral, é que ele faz essas perguntas utilizando sempre as mesmas palavras ― e nunca correram com ele dessa função de apresentador de canções e de “artistas” (fórmula que ele usa para tratar, tanto quem canta como qualquer um que gargareja)!...

CRÓNICA TRÁGICO-MARÍTIMA (2)

DO BARCO E SUA TRIPULAÇÃO

O capitão estabelece um alvo para o barco ― um porto seguro ― o barco sai de um porto "A" em direcção a um porto seguro "B";

O piloto observa o roteiro da viagem, bem como os desvios do rumo ideal causados pelos ventos, pelas correntes marítimas, etc., e decide a cada momento quais as modificações do roteiro para corrigir os desvios;

O timoneiro executa as correcções decididas pelo piloto, a fim de manter o barco na rota certa;

Os remadores fornecem a energia propulsora do barco.

«A arte de governar navios (kibernetiky) seria um atributo do piloto e não do capitão, do timoneiro ou do remador. O piloto é o processador da informação entre o alvo e o meio-ambiente, para conduzir a acção. A própria raiz grega deu origem à palavra latina "cubernatur", que serviria para designar a arte tanto de governar navios como Estados.»

Num navio o piloto é um homem. Num Estado, o piloto é o conselho de ministros, pois, um só homem não conseguiria processar todos os dados e decidir os desvios do rumo ideal causados por tantos ventos cruzados, por tantas correntes marítimas de sentidos diversos, etc., e decidir a cada momento quais as modificações do roteiro para corrigir os desvios;

O timoneiro é toda a máquina do Estado constituída pelas instituições que dele fazem parte e pelos funcionários dessas instituições;

E os remadores, somos todos nós trabalhadores e contribuintes.

Daí que: se se espreme e mata à fome o remador ― o barco ficará à mercê das tormentas.

E despedaçar-se-á!

E por mais seguro que seja o porto que o capitão Coelho tenha escolhido como destino, o naufrágio não se evitará nestas circunstâncias.

AGENDA CULTURAL

da Associação Cultural/Grupo Cénico: TCHON DI KAUBERDI para o Mês de Julho 2011:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).


                        Dia 07 Julho 2011:
                                    Lançamento Público, no Centro Cultural da Mala-posta (Odivelas) do Décimo terceiro livro de Poesia do Escritor, MÁRIO MÁXIMO, estando a apresentação da Obra a cargo do Dr. Francisco FRAGOSO, com colaboração artística e cultural do Grupo Cénico: TCHON DI KAUBERDI. Evento com início agendado para as 18,30 Horas.

                        Dia 11 Julho 2011:
                                    Estreia da peça Teatral: “A lua muito pequena e a caminhada perigosa”, pelo Grupo Cénico TCHON DI KAUBERDI, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa, a partir das 18,30 horas.
                                    Metro Restauradores.

                        Dia 25 Julho 2011:
                                    A Associação Cultural/Grupo Cénico: TCHON DI KAUBERDI, leva a cabo, numa cerimónia Pública, uma singela Homenagem ao distinto músico cabo-verdiano, Armando Tito, na Sala dos Espelhos (Palácio Foz), em Lisboa, em colaboração com o Conjunto musical cabo-verdiano, MORABEZA, do qual, Armando Tito faz parte.
                                    O Evento está agendado para iniciar, a partir das 18,30 horas. Desde já estão convidados todos e todos, sem excepção.

                        Informação Importante:
                        A partir do dia 26 Julho 2011, o TCHON DI KAUBERDI vai estar, em Cabo Verde, a convite da Universidade de Santiago (US), para levar a cabo um conjunto de actividades cénicas e teatrais.

Lisboa, 23 Junho 2011
Francisco FRAGOSO

CRÓNICA TRÁGICO-MARÍTIMA

Portugal tem hoje um governo jovem formado por ministros jovens, muitos deles adolescentes à data da Revolução dos Cravos (dois deles nascidos depois do 25 de Abril de 1974). Oiço dizer e leio que são ministros "ultra-bem-preparados" ― bem preparados teórica, técnica e politicamente (neste último aspecto só alguns, dizem).

Toda a gente espera um desempenho excepcional ― talvez mesmo miraculoso ― deste governo.

Daqui a dois dias, já na próxima segunda-feira, dia 27, a máquina infalível do governo começará a rodar e a botar cá para fora os resultados das suas decisões e deliberações sob a forma de orientações internas, decretos, portarias e o mais que é da praxe.

E não pensem os senhores ministros e o próprio governo, que nunca viveram uma convulsão social ― como o 25 de Abril e todas as que se lhe seguiram, por exemplo ―, não pensem, dizia eu, que a sociedade está sossegadinha, sentadinha e paradinha para, agradecida e obedientemente, colocar a cabeça no cepo e entregar-se para decapitação às mãos dos bancos nacionais e internacionais que lhe querem sugar a pouca linfa que lhe resta no corpo.

Como diria o jornalista Carlos Fino, esta «calma tensa» em que se vive desde a queda merecidíssima de Sócrates, não prenuncia nada de bom para o futuro.

Vai haver muita luta, muita contestação social, muito distúrbio, muita coisa feia em Portugal nos próximos tempos. Feliz ou infelizmente.

Este é o último fim-de-semana tranquilo deste governo e dos seus ministros! Veremos até quando o capitão (ao qual Cavaco Silva, no seu desconhecimento das coisas náuticas, um dia chamou timoneiro) e demais marinheiros deste governo manterão o barco à tona e se manterão no mesmo.

A BÚSSOLA GELATINOSA DE ASSIS

Francisco Assis só pode estar com a bússola avariada quando produz afirmações destas:


Quer dizer: No governo é com o PSD e o CDS!... Para a Câmara do Porto ― é com os inimigos à esquerda!

Pelo sim pelo não, lá vai tentando deixar crescer aquela amostra de barba pouco abonada que, ao que parece, não cresce porque lhe falta o estrume ideológico adequado.

Vai ser trucidado por Seguro nas eleições internas do PS. Com Assis o PS nunca mais se levantaria sob o ponto de vista de identidade ideológica.

Parafraseando Manuel Maria Carrilho: Francisco Assis «é pura gelatina política».

Nota (às 20:18): O que ficou escrito acima não quer dizer que com António José Seguro o PS recuperará a pouca ideologia que Mário Soares lhe tinha transmitido. Seguro é uma abóbora que precisa ser aberta para se contar as pevides que até hoje ninguém viu e nem se sabe se as tem.

terça-feira, 21 de junho de 2011

GRANDE COMEÇO



O bufão da última campanha eleitoral legislativa terminou ontem a sua representação levando no cu o tiro que pretendia na cabeça.

domingo, 19 de junho de 2011

MANUEL CARVALHO DA SILVA

Revejo-me inteiramente no que abaixo transcrevo deste artigo de Carvalho da Silva:

«Juan Somavia disse, com grande a-propósito, que as pessoas estão "descrentes e decepcionadas" porque percebem que as grandes instituições financeiras são consideradas pelo poder político como "demasiado fortes para quebrar", enquanto a maior parte das pessoas são consideradas, por esse mesmo poder, "demasiado pequenas para terem importância". Quando conseguiremos, na Grécia ou em Portugal, ter governos que invertam estas importâncias?

Porquê a OIT não acompanhou, em pé de igualdade com o FMI, a elaboração do chamado programa de apoio a Portugal? A resposta está na denúncia de Somavia!

Em Portugal, neste tempo de cada vez maiores sacrifícios aos trabalhadores e ao povo, quão importante seria se o novo Governo, em vez de adoptar as receitas da troika, analisasse o conteúdo daquele relatório e seguisse as suas recomendações e propostas!

No relatório já citado, afirma-se: "está emergindo numa nova era mundial" e "a experiência histórica mostra-nos que as novas eras começam com o colapso dos dogmas e das estruturas de poder dominantes", mas "as alternativas não nos vêm oferecidas como um produto acabado. Há que construí-las". Essa construção tem de ser feita com a participação dos trabalhadores e dos povos, criando e valorizando o emprego.

Como afirmei na conferência, é necessário dizer não a políticas de dominação estrangeira, à imposição dos interesses do poder financeiro e económico, à humilhação dos trabalhadores e do povo. É preciso produzir bens e serviços úteis ao desenvolvimento da sociedade e compromissos de um futuro melhor para os jovens em vez de os maltratar. Pelo futuro, é necessário vencer a hipocrisia.»

sábado, 18 de junho de 2011

CURA IMEDIATA E DEFINITIVA

Não tenho a mínima dúvida de que Paulo Macedo, o ora apontado futuro Ministro da Saúde, vai de certeza tratar da saúde à Saúde.

Com este currículo, quem é que terá a coragem de duvidar!?



[Jorna "PUBLICO" de 17-06-2011]

Temas para Reflexão:

Peça Ensaística Terceira:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1883-1895)
            Prosseguindo (avisada e pedagogicamente), o nosso Estudo Ensaístico, temos (então), que:
(A)      O Capitalismo Mundial (entendido como) a possibilidade de frutificar o seu capital pelo investimento ou colocação económica, se porta (por conseguinte), muito bem. As Sociedades (elas), para retomar a separação do social e do económico, com a qual (vivemos, desde mais de um século), vão (antes, sobremaneira mal). Os dados (neste ponto), são muito conhecidos, com ênfase, para o desemprego (designadamente):
a.     A curva francesa do desemprego se assume do seguinte modo: 3% da população activa em 1973; 6,5% em 1998 e cerca de 12% (presentemente). Em Fevereiro 1998, contava-se (um pouco mais) de 3 (três) milhões de desempregados (no sentido) da categoria 1 da ANPE, a qual está longe fazer a conta, de todos os (que andam à procura de emprego), conhecidos na ANPE e não englobam (tão pouco), os desempregados dispensados da procura de emprego, pelo facto da sua idade, os que se encontram, na situação de pré-reforma, os que beneficiam de uma formação ou de um contrato do tipo CES ou assimilado. Donde, o número das pessoas “privadas de emprego”deve (por conseguinte), ser estimado a 5 (cinco), milhões, em 1995 contra 2,45 em 1981 (CERC-Association, 1997 a).
b.    Todavia (infelizmente), a situação média da Europa é quase nada melhor.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ACOSSADOS

Já que não é possível tomar de imediato o poder às poderosas agências de rating de que vive o capitalismo moderno neoliberalão - É isto mesmo que é preciso fazer: acossar os políticos para que se mude de paradigma na Europa.

domingo, 12 de junho de 2011

FIGURA SINISTRA

Não foi só com a corrida de Sócrates que exultei após as eleições; também gostei imenso que esta figura sinistra de «malhador»-mor tenha saído pela porta dos fundos em direcção ao caixote do lixo dos eleitores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

VIVA! PORRA! FINALMENTE!

Finalmente o Sócrates foi corrido e agora vai para o leme o (timoneiro, como um dia disse Cavaco) Passos Coelho.

Acredito que o homem não mente como o outro e por isso exulto com as promessas de ontem no Marquês de Pombal:

1) «Trabalharemos para que os nossos jovens não tenham que sair para procurar trabalho no estrangeiro».

2) «Vamos ajudar [cinco milhões de portugueses] os que mais sofrem e mais precisam».

Para começo - isto é todo um programa revolucionário que espantará o mundo.

Veremos!...

domingo, 5 de junho de 2011

ENTOMOLOGIA

Preciso equacionar com brevidade o meu regresso a Lisboa.
Já estou nos limites da minha capacidade para conviver com a nossa enorme variedade e profusão de insectos aqui em Cabo Verde.
Para mais quero ir conhecer em primeira mão o País Novo que vai sair das eleições de hoje - neste aspecto estou em pulgas (mais um insecto).

sábado, 4 de junho de 2011

Temas de Reflexão:

Peça Ensaística Segunda:


Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).


                        NP:

                        O capitalismo prospera; a Sociedade se degrada. O lucro cresce, como a exclusão. A verdadeira crise não é do capitalismo. Sim (efectivamente), a verdadeira crise é a crise da crítica do capitalismo.
                        Demasiado (frequentemente), vinculada a vetustos esquemas de análise, a crítica conduz muitos protestadores a retrair sobre modalidades de defesa eficazes, no passado, porém doravante (amplamente) inadaptadas às novas formas do capitalismo arvorado (de novo).
OOO

                        Antes de mais, vale a pena lembrar o seguinte:
                        É que (a partir) dos meados da década dos anos setenta do século XX pretérito, o capitalismo renuncia ao princípio fordista da organização hierárquica do trabalho para desenvolver uma nova organização em rede, edificada sobre a iniciativa dos actores e da autonomia relativa do seu trabalho (todavia), ao preço da sua segurança material e psicológica.

                        Entretanto (o que é facto), é que:
                        Este novo espírito do capitalismo triunfou graças a formidável recuperação da “crítica artista” (a que após Maio-68, sem interrupção denunciou) a alienação da vida quotidiana pela aliança estabelecida entre o capital e a burocracia. Uma recuperação que matou a “crítica artista”. No mesmo lapso de tempo, a “crítica social” errava a viragem do neo-capitalismo e se quedando imobilizado aos vetustos esquemas da produção hierarquizada. Deste modo, se a encontra (por conseguinte), assaz atenuada (aquando da chegada do Inverno da crise).

                        Posto isto, se nos afigurou, pertinente e oportuno, estudar estas duas críticas complementares do capitalismo.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

BOLETIM CLÍNICO

Como habitante, contribuinte fiscal e eleitor em Portugal, sentir-me-ei aliviado, contente mesmo, se Sócrates for derrotado no domingo.

Ausente não poiderei votar; mas espero que o PCP segure o seu eleitorado e mantenha assim a sua capacidade reivindicativa e de movimentação de massas, que bem precisas vão ser nos próximos anos.